quinta-feira, 24 de setembro de 2009

MEUS ALUNOS E AS NOVAS TECNOLOGIAS


Falar de computador, internet, para os alunos de qualquer idade é realmente um assunto muito interessante. Fascina desde os pequeninos até os grandões. Porém o que podemos perceber com uma pesquisa é que quase todos os alunos de uma determinada idade usam o computador, e principalmente a internet com um só fundamento. Sites de relacionamento, seja o tão famoso "orkut" ou outros que levam a se relacionar com os próprios colegas da escola ou pessoas de outros lugares. Foi o que concluimos com a pesquisa realizada na escola estadual prof Esli Garcia Diniz, onde a maioria dos alunos de 5ª série afirmaram que quando acessam a internet é para configurar e/ou responder a recados de amigos e familiares no orkut, ou para conversar em tempo real no msn messenger. Já os alunos de 6ª série acrescentaram que também ouvem rádio online e assistem a videos no youtube.

Outra questão abordada na pesquisa foi se os alunos saberiam o que seria um blog? E os mais novos quase que em sua totalidade disseram que blog e site são as mesmas coisas, só muda o nome. Porém os mais velhos (alunos de 6ª série) disseram que o site é uma página paga e o blog é uma página gratuita, e que todos podem ter um blog para postar fotos e quaisquer assunto que convier. Quando questionados sobre se eles tinham blogs, os alunos responderam na totalidade que não, mas que tinham o interesse em ter um blog para eles.

Acredito que essa perquisa veio mostrar que até mesmo em vias tecnológicas cabe ainda ao professor/educador o papel de instruir e mostrar aos seus alunos o universo que é a internet, o quão eles podem aprender com essa rede e mediar através de curiosidade os caminhos para um melhor aprendizado tanto de navegação com páginas mais culturais, como das responsabilidades de se ter e manter um blog.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Alunos do Esli

segue abaixo o blog onde vocês encontrarão as atividades e pesquisas
http://arte-prof-rogerio.blogspot.com

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Blogando e internetando com os cadernos

Introdução: Situação de aprendizagem 2/ Teatro, Artes, 5ª Série.

Desenvolvimento da situação de aprendizagem utilizando o Blog e/ou a internet como suporte pedagógico.

Após criar nos alunos uma grande curiosidade, falando a eles sobre uma apresentação de teatro onde a iluminação era toda feita com abajur (desses que se tem na sala e/ou no quarto), onde a entrada dos espectadores se dá entrando sempre em casal, e quando dentro de um galpão (local onde se dá a peça) cada casal se senta e é separado do outro casal por um abajur que então será apagado. Quando a escuridão toma conta de todo o espaço, se inicia o espetáculo que baseado em uma obra de arte de Belmiro de Almeida tratará de "arrufos".
Utilizando a internet, fazer com que os alunos naveguem procurando sem o auxílio de dicionário vestígios para saberem o que é "arrufos".
Mediando os alunos, darei a dica de que se procurarem pela imagem terão então uma idéia do que seria arrufos (utilizando o link que se encontra no meu blog. http://guisalla.files.wordpress.com/2009/08/arrufos_belmiro_de_almeida_foto_arquivo_ybs_2005.jpg .
Depois que todos tenham visto a imagem (e ainda diante dela), continuaremos com uma discussão sobre o que então significaria a palavra arrufos.
Mediando a discussão faremos então uma leitura de obra, destacando pontos chaves para chegar então ao resultado que é saber o que quer dizer então a palavra arrufos.
Depois que todos argumentaram e mostraram seus pontos de vista, levarei os alunos a ver um pequeno trecho de arrufos no site do youtube. acessando o link do blog também
http://www.youtube.com/watch?v=-Hkc0VZetUw
Finalizando então a atividade com a definição de arrufos por parte dos alunos e pelo professor.

Produtos finais: Fecharia o assunto, com um bate papo onde os alunos participariam explanando de uma forma geral sobre a apresentação de teatro com abajur. O sentimento que a iluminação pode causar em uma peça de teatro.
Na parte prática, criar uma apresentação envolvendo iluminação e abajures na sala de vídeo(sala mais escura) ou na sala de aula com cortinas escurecidas, para mostrar de uma forma prática o sentimento e a iluminação.
Finalizando então com um relatório de aula, com a teoria e a prática finalizadas, eu mediaria o que os alunos escreveriam criando tópicos para isso.

Conhecendo e analisando Edublogs 2

Nome do Blog: Blog@qui/8ºano
Análise geral: As cores da página são frias, não causando uma agressividade visual, podendo navegar por longo tempo nesse blog. A forma com que ela (Sónia Cruz) disponibilizou as imagens eu achei muito boa, porém me pareceu que esse blog era nada mais, nada menos do que uma apostilagem de exercícios que tinham links onde o aluno poderia se aprofundar em uma leitura para responder posteriormente a suas questões.
Objetivo do Blog: Não gostei muito não, quando abri parecia ser mais interessante do que me pareceu no final. Fiquei meio decepcionado, porém, como tudo serve de aprendizado, pude aprender muito com esse blog também.
Obs: Não consegui postar comentário, pois estava restrito aos usuários.

Conhecendo e analisando Edublogs

Nome do Blog: Aprendendo Libras.
O que mais me interessou nesse blog foi sem dúvida a quantidade de imagens, e o assunto, que é de suma importancia, uma vez que com a inclusão poderemos ter alunos com necessidades especiais, e para isso precisamos nos especializarmos também. As cores das letras, por sua vez não me agradaram muito, pois as mais claras além de cansarem minha vista, quase que não dá para enxergar. O tamanho da letra também não me agradou muito
Objetivo do blog: Gostei muito do blog por causa principalmente das imagens e da forma com que ela (Aparecida) disponibilizou-as não deixando muito pesado e intercalando com o texto. Serviu de referencia para que eu possa elaborar o meu.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Navegando e aprendendo

Tendo em vista que nos dias de hoje os nossos alunos tem um acesso muito grande a internet, seja pelo projeto acessa escola, seja pelo acessa São Paulo, em casa ou nas lans ou ciber cafés, nós como professores temos a cada dia que passa mais ferramentas tecnológicas, porém ela nem sempre é utilizada, uma vez que não nos damos conta de que com a ferramenta da internet conseguimos alcançar os alunos em uma velocidade maior, pois estamos então falando a linguagem deles, estamos utilizando como ferramenta a mesma ferramenta que ele utiliza para se comunicar, assim sendo então uma linguagem mais comum para esse nosso aluno.
A internet vai nos dar a aproximação de nossos alunos nos momentos em que eles estiverem longe do ambiente escola (sala de aula), assim aumentando o tempo de estudo deles, que também será frente ao computador e a rede internet, além, é claro, de melhorar e muito a relação aluno/professor.