quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Blogando e internetando com os cadernos

Introdução: Situação de aprendizagem 2/ Teatro, Artes, 5ª Série.

Desenvolvimento da situação de aprendizagem utilizando o Blog e/ou a internet como suporte pedagógico.

Após criar nos alunos uma grande curiosidade, falando a eles sobre uma apresentação de teatro onde a iluminação era toda feita com abajur (desses que se tem na sala e/ou no quarto), onde a entrada dos espectadores se dá entrando sempre em casal, e quando dentro de um galpão (local onde se dá a peça) cada casal se senta e é separado do outro casal por um abajur que então será apagado. Quando a escuridão toma conta de todo o espaço, se inicia o espetáculo que baseado em uma obra de arte de Belmiro de Almeida tratará de "arrufos".
Utilizando a internet, fazer com que os alunos naveguem procurando sem o auxílio de dicionário vestígios para saberem o que é "arrufos".
Mediando os alunos, darei a dica de que se procurarem pela imagem terão então uma idéia do que seria arrufos (utilizando o link que se encontra no meu blog. http://guisalla.files.wordpress.com/2009/08/arrufos_belmiro_de_almeida_foto_arquivo_ybs_2005.jpg .
Depois que todos tenham visto a imagem (e ainda diante dela), continuaremos com uma discussão sobre o que então significaria a palavra arrufos.
Mediando a discussão faremos então uma leitura de obra, destacando pontos chaves para chegar então ao resultado que é saber o que quer dizer então a palavra arrufos.
Depois que todos argumentaram e mostraram seus pontos de vista, levarei os alunos a ver um pequeno trecho de arrufos no site do youtube. acessando o link do blog também
http://www.youtube.com/watch?v=-Hkc0VZetUw
Finalizando então a atividade com a definição de arrufos por parte dos alunos e pelo professor.

Produtos finais: Fecharia o assunto, com um bate papo onde os alunos participariam explanando de uma forma geral sobre a apresentação de teatro com abajur. O sentimento que a iluminação pode causar em uma peça de teatro.
Na parte prática, criar uma apresentação envolvendo iluminação e abajures na sala de vídeo(sala mais escura) ou na sala de aula com cortinas escurecidas, para mostrar de uma forma prática o sentimento e a iluminação.
Finalizando então com um relatório de aula, com a teoria e a prática finalizadas, eu mediaria o que os alunos escreveriam criando tópicos para isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário