quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Web 2.0

A web 2.0 como vimos trata de uma outra forma de se ver e utilizar a rede "internet", uma vez que antes dessa nova ferramenta a internet era um meio de pesquisa fechado, onde um número limitado de pessoas tinham acesso a fazer alterações nas páginas e no conteúdo em geral encontrados na rede, uma vez que estas eram todas feitas através de códigos um tanto quanto difícil de ser lembrado e utilizado por leigos em processamento de dados.
Com a chegada, (se podemos assim mencionar) da web 2.0, a participação dos navegadores em geral se tornou muito mais simples, uma vez que não mais se utilizam os códigos para criar ou modificar páginas, assim a participação se tornou cada vez mais constante, com a criação de blogs de diversos conteúdos, onde as alterações não são somente de quem assina o blog, mas de todas as pessoas que passam pelas páginas do blog e deixam comentários participando de alguma forma do blog desse indivíduo.

Outros sites como a wikipédia que se trata de uma enciclopédia digital também pode ser alterada pelos usuários da internet, onde estes por sua vez publicam seus textos e assim enriquecem cada vez mais esse que é hoje uma das mais utilizadas fontes de pesquisa de nossos alunos.
Se pararmos para pensar, a web 2.0 se assemelha muito aos nossos alunos, uma vez que, com abertura do professor em sala, eles podem (e devem) deixar também registrado seu conhecimento sobre os diversos assuntos, fazendo com que o professor em sala se torne apenas um mediador que direciona o pensamento e a discussão sobre determinado assunto. Dessa forma as aulas se tornam muito mais ricas, pois cada um traz consigo uma parte do conhecimento para ser discutido com os demais da sala não mais monopolizando o conhecimento apenas a um, o professor.
E em um trabalho extra classe é muito interessante utilizar a web 2.0 para enriquecer ainda mais o assunto tratado em sala, uma vez que no blog (por exemplo) se pode criar enquetes onde os alunos podem participar e expor seus pontos de vista sobre o assunto discutido em sala, ou que ainda será discutido criando no mesmo uma vontade maior de se preparar para as aulas através de pesquisas na rede. Sem dúvida alguma fica muito mais prazeroso pesquisar e ter referencias na rede quando o professor media a pesquisa através de desafios e enquetes na própria plataforma onde muitos de nossos alunos passam boa parte do tempo em que estão fora da escola.

Um comentário:

  1. Olá Rogério.

    Parabéns pelos comentários! Muito boa a sua analogia dos alunos com a web 2.0. A idéia é essa mesma, do professor mediador, que orienta as pesquisas e faz a mediação do conhecimento que os alunos adquirem, relacionando-os com seus conhecimentos prévios e contextualizando as informações.

    Um abraço,

    Rodrigo.

    ResponderExcluir